Aos vinte e três dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, a aula iniciou-se pontualmente às 14h, em que o coordenador apresentou as peças do computador, recapitulando os nomes e funções (Hardware, cooler, exaustor, HD), citados na aula inaugural.
Foi
falado sobre o tamanho físico e lógico, dando-se o exemplo da
importância de se ter um carro maior quando ocorre o aumento da
família, ou seja, quanto mais informações armazenadas em um
computador, maior será a necessidade de se ampliar seu espaço.
Outro
exemplo bem apresentado sobre a performance do computador, foi do
carteiro e a entrega das cartas no endereço certo, comparando-se ao
computador, que tende a dificultar a execução de suas funções,
quando se aumenta a quantidade de armazenamento, pois a forma como as
informações estão armazenadas é que fazem o computador ficar
lento por um processo natural de desgaste ou pela forma como é
usado.
Em
seguida foi tratado sobre os emails recebidos a respeito dos
relatórios da aula inicial, parabenizando a riqueza de detalhes
descrita. Foi dito como deveriam ser os trabalhos seguintes, as
legendas que serão utilizadas sobre o desempenho dos cursistas e os
cadastros que deverão ser efetuados nos portais do Ministério da
Educação e SIPI.
Foi
passado o 1º vídeo: O que você vai ser? Destacando sobre as
escolhas, como pessoas que fazem a diferença, valorizando-se, pois a
nossa imagem de amanhã é resultado do que fazemos hoje. É preciso
fazer acontecer e acreditarmos em nós mesmos, nossos sonhos e
ideais.
No
2º vídeo: Problematizando as tecnologias, foi tratado sobre as
tecnologias como produto e meio de relação com o homem,
revolucionando nossos modos de produção, comunicação e
relacionamentos. E foi feito o seguinte questionamento: Como devemos
proceder na escola para enfrentarmos os problemas e desafios
proporcionados pela Tecnologia?
Com
base na questão levantada foram divididos 4 grupos com a composição
de 5 a 6 participantes. Os grupos deveriam defender 2 ideias: Os
malefícios (grupos A e C) e os Benefícios (grupos B e D) que as
tecnologias trazem para a humanidade.
A
discussão trouxe vários pontos positivos e negativos sobre este
instrumento que tem revolucionado a história social, concluindo-se
que é preciso fazer bom uso das mesmas, para não nos tornarmos
reféns da quebra de comunicação interpessoal, vícios, depressão,
consumismo gerando capital para uma classe privilegiada e por outro
lado explorando outra menos favorecida, mas destacando as mudanças
significativas trazidas para todas as áreas da humanidade,
concluindo-se assim o 2º encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário