Relógio

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Relato aula 2


        

       Aos vinte e três dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, a aula iniciou-se pontualmente às 14h, em que o coordenador apresentou as peças do computador, recapitulando os nomes e funções (Hardware, cooler, exaustor, HD), citados na aula inaugural.
        Foi falado sobre o tamanho físico e lógico, dando-se o exemplo da importância de se ter um carro maior quando ocorre o aumento da família, ou seja, quanto mais informações armazenadas em um computador, maior será a necessidade de se ampliar seu espaço.
        Outro exemplo bem apresentado sobre a performance do computador, foi do carteiro e a entrega das cartas no endereço certo, comparando-se ao computador, que tende a dificultar a execução de suas funções, quando se aumenta a quantidade de armazenamento, pois a forma como as informações estão armazenadas é que fazem o computador ficar lento por um processo natural de desgaste ou pela forma como é usado.
        Em seguida foi tratado sobre os emails recebidos a respeito dos relatórios da aula inicial, parabenizando a riqueza de detalhes descrita. Foi dito como deveriam ser os trabalhos seguintes, as legendas que serão utilizadas sobre o desempenho dos cursistas e os cadastros que deverão ser efetuados nos portais do Ministério da Educação e SIPI.
        Foi passado o 1º vídeo: O que você vai ser? Destacando sobre as escolhas, como pessoas que fazem a diferença, valorizando-se, pois a nossa imagem de amanhã é resultado do que fazemos hoje. É preciso fazer acontecer e acreditarmos em nós mesmos, nossos sonhos e ideais.
        No 2º vídeo: Problematizando as tecnologias, foi tratado sobre as tecnologias como produto e meio de relação com o homem, revolucionando nossos modos de produção, comunicação e relacionamentos. E foi feito o seguinte questionamento: Como devemos proceder na escola para enfrentarmos os problemas e desafios proporcionados pela Tecnologia?
        Com base na questão levantada foram divididos 4 grupos com a composição de 5 a 6 participantes. Os grupos deveriam defender 2 ideias: Os malefícios (grupos A e C) e os Benefícios (grupos B e D) que as tecnologias trazem para a humanidade.
        A discussão trouxe vários pontos positivos e negativos sobre este instrumento que tem revolucionado a história social, concluindo-se que é preciso fazer bom uso das mesmas, para não nos tornarmos reféns da quebra de comunicação interpessoal, vícios, depressão, consumismo gerando capital para uma classe privilegiada e por outro lado explorando outra menos favorecida, mas destacando as mudanças significativas trazidas para todas as áreas da humanidade, concluindo-se assim o 2º encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário